20 de jun de 2012

"Ressignificando" - O que é isso?

O tema dos PIM's realizados pelos alunos da UNIP é Ressignificando.

Esse tema propõe aos alunos que escolham um movimento de arte (ou artista, ou obra de arte) e façam, a partir dele, um livro-objeto, dando-lhe um novo significado, que pode ser uma crítica social, uma nova interpretação, uma homenagem, etc.

Então os alunos, além de criarem uma peça que tenha inspiração ou represente o movimento artístico escolhido, deverão também, a partir da obra que estão desenvolvendo, contar uma nova história, passar uma mensagem e fazer com que o "leitor" da obra consiga também extrair essa nova interpretação e significado dado a ela.

3 comentários:

Adilson Jardim disse...

Muito interesante, Professora. Sou o Adilson, professor formado em literatura pela UFPE. Coordeno um grupo de pesquisas em arte e literatura potenciais num curso de Letras, com inspiração no Oulipo. Parte da meta do projeto é desenvolver e levar ideias de (re)criação para sala de aula de Ensino Médio e Fundamental para estimular a leitura e a escrita. Creio que ideias como a sua (cujo blog tenho ligado ao meu) é uma ótima oportunidade para levar a arte a todos os públicos e principalmente aos jovens. Parabéns.
Adilson Jardim

Silvia Zampar disse...

Em primeiro lugar quero lhe agradecer pelo gentil comentário deixado, desejando que seu projeto seja um grande sucesso.
Apesar de eu dar aula para os cursos superiores, é no ensino básico e médio que eu acredito que se deva trabalhar melhor a expressividade e o pensamento dos alunos, para que estes aprendam cada vez mais a questionar, interagir e a buscar formas melhores de se fazer as coisas, não se acomodando com nada.
Quero apenas fazer uma ressalva, que o projeto do livro-objeto e o tema do ressignificado não é uma ideia minha. Esse projeto é passado pela nossa coordenação geral e é seguido por todas as unidades que mantém os cursos de Comunicação Digital na UNIP. Não sei de quem é a autoria, para dar os devidos créditos, mas eu só tenho crédito na implantação desse blog, para mostrar a todos os belíssimos trabalhos que já vimos.

Adilson Jardim disse...

Perfeito, Silvia. Também é meu objetivo fazer arte com a garotada, para deixá-los por dentro da obra, tornando-se criadores, também.
Parabéns à UNIP e à senhora.
Adilson Jardim